Nossa Anadia, Nossa Notícia.

O conteúdo que Anadia merece.

Coluna do Roberto Baía

Caos em Tanque d´Arca Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2015

As informações estão na matéria do portal Estadão Alagoas, assinada pelo jornalista Carlos Alberto, que autorizou a divulgação em outros veículos de comunicação: “Um fato sem precedentes na história política recente de Alagoas aconteceu no município de Tanque d’Arca, distante 104 km de Maceió. Em apenas um mês, três prefeitos assumiram a chefia do executivo, graças a idas e vindas de acusações e decisões judiciais. Na última quinta-feira, 20, o vice-prefeito Valdemir Bezerra de Lima (PMDB) assumiu, na Secretaria de Educação do município, o cargo de prefeito por conta do afastamento do prefeito Roney Tadeu Valença Silva, do mesmo partido”.

Corrupção

Valdemir Lima e o prefeito Roney Valença estavam afastados de suas atribuições desde junho de 2013, por decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5º Região, pela comprovação de fraude em licitação, desvio de recursos públicos, falsificação de documentos e formação de quadrilha para desviar recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Disputa judicial

Desde então, o comando da administração do município virou alvo de disputa judicial. No início de agosto, por exemplo, Valença conseguiu liminar que suspendeu seu afastamento. No entanto, o vice não foi reconduzido ao cargo estando, inclusive, proibido de adentrar nos prédios públicos por decisão judicial.

Foi cassado

Quatro dias após assumir a prefeitura, Roney Valença teve seu mandato novamente cassado, não tendo a ação atual ligação nenhuma com a liminar emitida anteriormente. Desta vez, por pagamentos irregulares na execução da obra de construção de uma creche e um ginásio. O afastamento foi baseado numa Ação Civil de Improbidade Administrativa contra o político e proferida pelo juiz José Braga Neto, com autoria da procuradoria do município, representado por Laís Sá Leite de Souza.

Mais confusão

Após o afastamento de Roney Valença, a Câmara de Vereadores deu posse ao seu atual presidente, Antônio Teixeira de Almeida  (PMN), embasada no fato de que o vice-prefeito continua impedido de assumir o cargo por decisão da 5ª TRF. No entanto, o juiz José Braga Neto, da Vara do Único Ofício, determinou na semana seguinte, que o presidente da Câmara lavrasse um Termo de Transmissão de Cargos, empossando Valdemir Lima como prefeito daquele município.

Quadras esportivas

As atividades físicas, de lazer e culturais estão sendo valorizadas pelo Governo de Alagoas com diversas iniciativas, entre elas a construção de mais seis quadras esportivas no interior do Estado.

Na segunda-feira, engenheiros e técnicos da Secretaria de Estado da Educação vistoriaram as obras de construção de quatro quadras esportivas nas escolas Pedro Reis, Isaura Lisboa, Arthur Ramos e Padre Jefferson, aqui em Arapiraca.

“Cinquentinhas”

A Assembleia Legislativa de Alagoas não recebeu, ainda, os anteprojetos de lei, que deveriam ter sido encaminhados pelo governo Estadual, no dia 10, e que preveem a redução dos custos com o emplacamento das cinquentinhas em quase 50%. Os projetos se referem à isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a taxa do primeiro emplacamento.

Será gratuita

E o governador Renan Filho anunciou ontem que os proprietários das cinquentinhas terão os veículos regularizados de forma gratuita pelo Detran.

 Velho Chico

As informações são do assessor de comunicação da Prefeitura de Pão de açúcar, Hélio Fialho: A Câmara Municipal de Pão de Açúcar realizará, no próximo dia 3 de setembro, no auditório da FASVIPA, uma Audiência Pública em Defesa do rio São Francisco.

Foi aprovado

O requerimento de autoria do vereador Diomedes Rodrigues (PSDB) foi apresentado na última sexta-feira (21), na primeira sessão ordinária do segundo semestre, e contou com a aprovação dos demais vereadores que integram o Legislativo municipal de Pão de Açúcar.

... Segundo o vereador Diomedes, é muito preocupante o quadro em que se encontra o rio São Francisco, principalmente neste momento em que as barragens estão reduzindo drasticamente suas vazões defluentes, a exemplo do Reservatório de Xingó, que atualmente baixou para 900 metros cúbicos por segundo.

 

... A expedição de convites para a participação de algumas autoridades e outras providências indispensáveis para a realização da audiência vêm sendo tomadas pelo presidente da Câmara Municipal de Pão de Açúcar, vereador Dyego Correia.

 

... O palestrante será o experiente ambientalista, defensor do rio São Francisco e presidente do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, Jackson Borges de Lima, ele que tem participado de estudos, encontros e discussões em todo o País sobre o grave problema vivido pelo Velho Chico.




// Deixe seu comentário

Roberto Baía


Sobre o autor
Concluiu o curso de Jornalismo em 1987 pela Universidade Federal de Alagoas. Iniciou a atividade profissional no extinto Jornal de Alagoas em 1982, onde permaneceu até o fechamento do matutino que era ligado aos Diários Associados. Com passagem por jornais impressos em Alagoas e no Piauí, atualmente faz parte da Jorgraf, responsável pelos veículos Tribuna Independente e portal tribunahoje.com, além de colunista da Tribuna do Sertão. Foi um dos fundadores do semanário Novo Extra, onde trabalha a mais de 13 anos, e do extinto semanário Opção. Atualmente é colunista de sites e exerce atividade profissional na área de Assessoria de Imprensa de cinco Prefeituras do Agreste, a exemplo de Arapiraca.