Nossa Anadia, Nossa Notícia.

O conteúdo que Anadia merece.

Curiosidades

Bíblia é o livro mais lido no Brasil, aponta nova pesquisa Quinta-Feira, 19 de Maio de 2016

Religião tem influência no hábito da leitura de brasileiros

A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indica que o percentual de leitores no país está aumentando. Em 2011 eram 50% da população, em 2015 chegou a 56%. Na média, o brasileiro lê a cada ano apenas 4,96 livros. Desses, 0,94 são indicação da escola e apenas 2,88 lidos por vontade própria. Metade dos livros (2,53) não são terminados.

Divulgada nesta quarta (18), o levantamento do Ibope, encomendado pelo Instituto Pró-Livro, ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não. Segundo a metodologia empregada, representa a realidade de 93% da população brasileira. No levantamento, foi considerado “leitor” quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses.

A Bíblia é o livro mais lido, seja qual foi o nível de escolaridade. As Escrituras aparecem em todas as listas: últimos livros lidos, livros mais marcantes. Um dado chama atenção: 30% dos entrevistados nunca comprou um livro. Questionado sobre os motivos de não lerem, apenas 2% acha o preço de livro caro e percentual igual afirma não ter dinheiro para comprar.

Religião influencia
Perguntados sobre as principais motivações para ler um livro, a quarta resposta mais ouvida foi motivos religiosos (11%). Sobre o local preferido para comprar livros, igrejas e outros espaços religiosos é a escolha de 9% dos entrevistados.
Ao ser perguntado a professores qual tinha sido o último livro que leram, 50% respondeu nenhum, em segundo lugar (22%), a Bíblia. Entre os outros títulos citados aparecem vários com temática religiosa como O Monge e o Executivo e Bom dia Espírito Santo. Entre os autores mais lembrados aparecem autores evangélicos como Augusto Cury e Benny Hinn.

No quesito “últimos livros lidos ou que estão sendo lidos” novamente a Bíblia aparece como a mais citada. Livros sobre temas cristãos, merecem destaque, como Casamento Blindado, Ágape, Esperança, O Monge e o Executivo, Philia e A Única Esperança.

A influência religiosa aparece novamente quando a pergunta é sobre os livros mais marcantes. A Bíblia volta a aparecer em primeiro lugar. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, no ano passado foram vendias ou distribuídas 7.622.674 de Bíblias no país. O número representa um aumento de 0,13% em relação ao ano anterior.



Fonte: Alagoas Web







// Deixe seu comentário

// Curta no Facebook